• Sábado, 27 de abril de 2024
  • Receba nossos relatórios diários e gratuitos
Scot Consultoria

Sojicultores de MT gastam R$150 milhões em royalties com a Monsanto


Quinta-feira, 11 de outubro de 2012 - 08h33

O Instituto Mato-Grossense de Economia Agropecuária (Imea) estima que os sojicultores do estado gastem em torno de R$150 milhões por ano com pagamento de royalties à Monsanto sobre a utilização da tecnologia da soja Roundup Ready (RR),  tolerante ao herbicida glifosato e presente em cerca de 85% das lavouras do país.


O instituto não tem o valor sobre o uso das sementes de algodão Bollgard 1 (BT), pertencente à multinacional. Nesta terça-feira (9/10) o Tribunal de Justiça de Mato Grosso concedeu liminar favorável à Federação de Agricultura e Pecuária de Mato Grosso (Famato) e a 24 sindicatos rurais, como apoio da Associação dos Produtores de Soja (Aprosoja), para que a Monsanto suspendesse mediatamente a cobrança do royalty da soja.


A entidade alega que a cobrança é indevida, já que o direito de propriedade intelectual sobre a tecnologia expirou a dois anos, tornando-se de domínio público. A Monsanto contesta isso e alega que a cobrança pode ser feita até 2014, conforme a legislação em vigor no país. 


Fonte: Valor Econômico. Por Janice Kiss. 10 de outubro de 2012.



<< Notícia Anterior Próxima Notícia >>

Buscar

Newsletter diária

Receba nossos relatórios diários e gratuitos


Loja